Respire… Respire… Respire!
A respiração anda cada vez mais rápida e curta. Isso porque o corre-corre faz pessoas respirarem da forma errada. Como é instintiva, a respiração ocorre por si , sem pensarmos no que estamos fazendo. Mas deveríamos. Afinal, respirar corretamente promove não só bem-estar, mas também saúde. O ar deve entrar sempre pelo nariz, pois quando chega pela boca não segue o caminho natural e pode levar impurezas para o organismo, por não ser filtrado – um papel que cabe às narinas.
Inimigo n° 1
O cigarro é um dos grandes opositores da boa respiração. Fumar atinge diretamente os pulmões, prejudicando toda a sua estrutura e resultando em uma série de doenças.
Inimigo n° 2
Ser sedentário ou obeso também prejudica a entrada e a saída de ar. Quem não faz exercícios ou está acima do peso não responde bem ao esforço que o ato de respirar demanda. Resultado: respiração ofegante.
Inimigo n° 3
Estresse, tensão, medo e ansiedade são alguns dos estados emocionais que se refletem em uma respiração curta e rápida.
Solte o ar com emoção
Quando se toma consciência de como se respira em uma crise de ansiedade – em geral de forma curta e descompassada –, deve se alterar o padrão respiratório acalmando o ritmo. A inquietação vai passando.
Ar entrando… Ar saindo…
Quem pratica ioga aprende a inspirar e expirar conscientemente. São os pranayamas, palavra que quer dizer “domínio da respiração”. O ato de respirar da forma correta estimula uma resposta natural de relaxamento do corpo.
Na prática
Quando se fica ofegante, é necessário concentrar a atenção na inspiração e na expiração, até que ambas se tornem lentas e profundas. Aos poucos o organismo se acalma, a mente relaxa e a ansiedade vai embora, acredite.
Drible o turbilhão de pensamentos
Ambiente tranquilo, postura confortável e controle da respiração. Reunindo esses três itens, você já pode meditar. O objetivo é observar os pensamentos, sem tentar dominá-los, julgá-los ou analisá-los. Isso é vivenciar o momento presente – o que por si só promove relaxamento e crescimento pessoal e espiritual. Mas é preciso ser persistente, pois meditar requer disciplina e comprometimento.
De manhã e à noite
Em geral, o dia é tão atribulado que para alguns fica difícil relaxar e se envolver na meditação. Se for o seu caso, acorde um pouco mais cedo e se dedique à prática pela manhã. Antes de dormir, reserve um tempo para meditar também.
5 motivos para meditar
- Relaxa os músculos
- Fortalece o sistema imunológico
- Reduz a pressão arterial
- Reduz a produção de cortisol, hormônio relacionado ao estresse
- Aumenta o poder de concentração, a criatividade e a autoestima
Para começar já!
Reserve 15 minutos diários para se dedicar à meditação. Em um ambiente tranqüilo, fique em posição confortável com a coluna ereta e os olhos fechados. Concentre-se na sua respiração. Não julgue os fluxos de pensamentos. Apenas se entregue e viva o momento. Com o treino, o tempo de dedicação à prática aumentará naturalmente.